Quadras Inteligentes

Redução de até 65% no consumo de energia.

Dúvidas Frequentes

Contratação

Como faço para contratar a solução da QI?

Através do nosso formulário de contato ou pelo celular e via Whatsapp.

Você poderá agendar um call ou visita técnica para avaliação e levantamento das informações necessárias para a elaboração de uma proposta comercial e, se for o caso, de um estudo de viabilidade.

Quais são as condições comerciais?

A QI vende ou loca sua solução, dependendo da condição do cliente. Tanto na venda como na locação, cobramos pelo serviço de instalação e set up do sistema. Na locação, a QI faz o investimento nos equipamentos e o cliente começa a pagar 30 dias após a entrega da solução instalada, via contrato de aluguel de 60 meses.

Caso opte pela compra, qual o meu payback?

O payback irá sempre depender do tempo de acionamento das luminárias e o valor do seu kWh. Em média, se sua quadra estiver ligada 4hs diárias e se sua conta de energia for enquadrada na tarifação residencial ou comercial, o retorno do investimento fica entre 24 a 36 meses, uma vez que o cliente não terá mais custo de manutenção por 60 meses, que em muitos casos, é maior que o da energia consumida.

E na locação, a economia de energia e manutenção cobre a parcela mensal?

Normalmente, sim. Quando o projeto envolve substituição de iluminação convencional em vapor metálico/HQI e o valor do kWh é comercial ou residencial.

Se o cliente estiver no mercado livre ou for um projeto de substituição de luminárias LED de baixa eficiência, pode ser necessária complementação mensal. A economia de lâmpadas e reatores é 100% do cliente.

Então, o que é melhor: aquisição ou locação do sistema?

Depende da disponibilidade de caixa do cliente e suas prioridades. A compra será sempre mais vantajosa financeiramente, porém, a locação permitirá que outros projetos não sejam excludentes, uma vez que o cliente pagará pela instalação e set up do sistema e as parcelas serão integral ou parcialmente pagas pela economia do projeto.

Se optar pela locação, o que acontece no fim do contrato: os equipamentos são meus?

Por tratar-se de um contrato de aluguel, os equipamentos são de propriedade da QI.  Ao fim do contrato, é possível adquiri-los caso haja interesse do cliente. 

Ao renovar o contrato, a QI substitui 100% dos equipamentos sem necessidade de investimento adicional, sendo somente cobrada a instalação e set up do sistema. Caso o cliente deseje manter os equipamentos existentes, somente será cobrada a assinatura mensal do app.

O que faz mais sentido: renovar o contrato de locação com equipamentos mais eficientes ou adquirir os obsoletos no fim da vida útil?

O LED se torna mais eficiente a cada ano. Após o período de cinco anos de contrato, certamente a tecnologia disponível no mercado será bem mais eficiente que a atual. Porém, caso o cliente deseje manter os equipamentos, não é contratualmente obrigado a substitui-los.

Posso adquirir da QI somente as luminárias e instalá-las com minha equipe de manutenção?

Não vendemos luminárias de LED, mas uma solução inteligente de iluminação eficiente, com gestão ativa e manutenção preditiva. Para garantir a uniformidade na distribuição do fluxo luminoso por toda área de jogo, nossos light designers acompanham o tunning final da luz e posicionamento individual de cada luminária.

Nosso sistema de automação é parametrizado de acordo com a necessidade de cada cliente, via app e dashboard.

Instalação

Como é realizada a instalação das luminárias e sistema de automação?

A instalação é por nossa conta. Enviamos ao local nossos técnicos e eletricistas especializados. É importante que o cliente esteja ciente da necessidade de desligamento dos disjuntores do quadro de energia, referentes aos circuitos que serão automatizados para que seja garantida a segurança de nossa equipe.

Quanto tempo dura a instalação?

O tempo de instalação por quadra é de aproximadamente oito horas, mas depende da quantidade e altura dos postes. O sistema de automação é instalado logo após a conclusão das luminárias e tunning da luz.

O que engloba a instalação?

O serviço de instalação compreende:

  • revisão da instalação elétrica existente e apontamento de eventuais intervenções. Caso seja necessária a substituição de parte elétrica, será apresentado orçamento complementar;
  • instalação elétrica dos dispositivos de automação e insumos de instalação: contatoras, quadros elétricos, eletrodutos e cabeamento necessário;
  • substituição das luminárias existentes pelas de LED da QI;
  • fornecimento e instalação de suportes personalizados QI (cruzetas);
  • sincronização dos dispositivos com o gateway; 
  • parametrização do sistema;
  • ajuste fino (tunning) da luz a fim de garantirmos uniformidade em toda área de jogo;
  • medições luminotécnicas com luxímetro, antes e depois da instalação, e entrega de relatório técnico comparativo;
  • o treinamento do cliente para uso do app: criação de alertas, cenas programáveis, inclusão/exclusão de ambientes e dispositivos, consulta a gráficos, entre outras funções.

Manutenção e Serviços

O que acontece se uma luminária queimar?

Os equipamentos de iluminação LED da QI utilizam tecnologia e componentes eletrônicos de ponta. Garantimos por cinco anos a substituição de drivers e luminárias em caso de mau funcionamento, tanto na modalidade de venda quanto na locação.

A visita técnica é cobrada durante o contrato?

A QI garante pronta-entrega de drivers e luminárias ao longo do contrato. Porém, a instalação de substituição é cobrada à parte, cujo valor está previsto em contrato, podendo ser realizada pela equipe de manutenção do próprio cliente.

O que está incluído no meu contrato?
  • fornecimento e instalação das luminárias e seus suportes;
  • fornecimento e instalação do sistema de automação;
  • plano de manutenção preventivo com visitas mensais e trimestrais;
  • monitoramento e acionamento remoto diário para testes de funcionamento, garantindo a prontidão do sistema para os jogadores.
Não quero mais subir em poste... Posso terceirizar 100% da manutenção com a QI?

Sim! Oferecemos aos nossos clientes o contrato full maintenance, em que nos responsabilizamos, além das rotinas de manutenção preventiva com visitas técnicas periódicas, pelas corretivas, atendendo aos chamados de substituição, de acordo com o SLA previsto em contrato.

Automação Inteligente

Como funciona a automação da QI com a myio?

O sistema myio é composto pela myio C (gateway), que se conecta à internet e se comunica com os demais dispositivos myio instalados diretamente em seu quadro elétrico existente, caso haja espaço físico, ou em novo quadro elétrico a ser fornecido pela QI.

A myio C não depende de nenhum tipo de configuração, basta estar conectada a uma rede com um servidor DHCP via cabo Ethernet;

Como é a comunicação entre os dispositivos?
  • Através de rádio-frequência 2.4GHz. Os dispositivos transmitem as informações medidas através de protocolo próprio e criptografado, via rede MESH, uma comunicação multidirecional que permite o tráfego de dados de maneira mais confiável. A comunicação entre a myio C e o servidor cloud é bidirecional WSS | WebSocket Secure. O Websocket é um protocolo independente baseado em TCP.
  • Essa arquitetura de comunicação permite, além de um tráfego de dados mais confiável, independência de redes wifi, viabilizando alcançar locais onde normalmente não há sinal.
A automação precisa de roteador para funcionar?

Sim. O gateway precisa estar conectado ao roteador com acesso à internet, seja conexão cabeada ou por chip 4G, porém não precisamos de repetidores de sinal (wifi por exemplo), uma vez que os dispositivos se conectam entre si e com o gateway, pela rede MESH e protocolo de comunicação da myio.

O gateway está conectado com o roteador através do cabo Ethernet. Caso o roteador tenha conexão de internet, o usuário poderá acessar a automação de qualquer lugar, caso contrário, necessitará estar no alcance do roteador.

Lembrando que para realizar o acesso remoto (de qualquer lugar do mundo), o usuário também necessitará estar conectado à internet.

Caso caia a conexão da minha internet local, consigo acessar via App?

A comunicação entre o App e os dispositivos poderá ocorrer de duas formas:

1) Rede local: estando na mesma rede, será possível controlar os dispositivos mesmo sem conexão com a internet;

2) Cloud: estando em redes distintas, como por exemplo, utilizando o App através de uma rede 4G, a conexão se dará através do Cloud, que se comunicará com o roteador e o gateway. Nesse caso, se sua internet local cair, não será possível controlar os dispositivos remotamente.

Como é medido o consumo de energia?

Por meio dos sinais de tensão e corrente do sistema a ser medido, os dispositivos calculam o consumo de energia elétrica em tempo real, em sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos.

Caso perca conexão com o gateway, consigo acessar os dispositivos diretamente?

Não. Toda comunicação se dá através da Central myio.

A conexão entre o App que se encontra instalado em seu celular e os demais dispositivos se dá via acesso ao gateway conectado ao roteador por um cabo Ethernet. Seu celular não se comunica diretamente com os dispositivos.

O App funciona em Android e iOS?

Sim, ambas versões disponíveis na Google Play e Apple Store. Além da versão web para acesso via desktops e laptops

Minhas informações estão seguras?

Sim. Utilizamos criptografia TLS/SSL. A grande vantagem desses protocolos é que agem como uma subcamada nos protocolos de comunicação na internet (TCP/IP). A diferença para outros protocolos como o HTTP e o HTTPS, é a segurança, já que o primeiro é trafegado em texto puro e o segundo encriptado com SSL/TLS.

Mas afinal, qual a diferença entre a QI e as demais empresas de iluminação disponíveis no mercado?
  • Uniformidade da iluminação e baixo ofuscamento: desenvolvemos uma solução de luminárias LED específica para a prática esportiva. A experiência de nossos clientes é diferenciada.
  • Fácil instalação: não necessitamos de intervenção nos postes existentes nem de cabeamento para o sistema de automação;
  • Custo-benefício inteligente: talvez a QI não seja a opção mais barata para a substituição das suas luminárias atuais para LED. Porém, no médio prazo, a inteligência da gestão, desligando o sistema de maneira programada e o serviço de manutenção preditiva, façam com que o seu desembolso total em cinco anos seja bem inferior quando comparado com a compra de luminárias LED, em tese, mais baratas.

Entre em contato agora!

A QI tem a melhor solução em iluminação de quadras esportivas